Facebook Twitter RSS
Home Brinquedos Fogão de papelão
formats

Fogão de papelão

Publicado em 2 de maio de 2012 por em Brinquedos

Demos uma lata e uma madeira para nosso filho brincar de tambor,  mas ele resolveu se tornar um cozinheiro. Improvisei um fogão e ele adorou. Resolvi aprimorar o fogão registrando passo a passo. Quer saber como?

Tempo necessário: 40 a 70 minutos

Material:

  • 2 tampinhas grandes (água sanitária 5 litros);
  • 2 tampinhas de refrigerante;
  • 1 tampa de pote de maionese (ou de tamanho similar);
  • 2 parafusos Philips;
  • 1 rolha;
  • 2 pedaços de EVA (vermelho e preto);
  • fita adesiva;
  • cola de EVA;
  • 1 caixa de sapatos.

Ferramentas:

  • Tesoura comum
  • Tesoura com corte vai-e-vem (opcional);
  • Chave Philips;
  • Caneta para retroprojetor;
  • Estilete (que não está na foto).

Utilizamos o método de inversão, assim não precisamos encapar a caixa para tapar as impressões. Descole com cuidado as partes para desmontar a caixa.

Monte a caixa, mantendo a parte impressa para dentro. Procure usar a parte do adesivo na parte interna da caixa.

Montada a caixa, vamos para as tampinhas maiores.

Com o auxílio da chave Philips, parafuse no centro da tampinha e gire umas 3 voltas a mais para desgastar o buraco da tampinha.

Tive que mudar o tamanho do parafuso. O tamanho ideal do parafuso será a altura da tampinha maior e da tampinha de refrigerante juntas.

Coloque a tampinha de refrigerante com o auxílio da chave Philips. Cuide para não chegar até o final, deixando uma pequena folga, pois se desgastar o buraco da tampinha de refrigerante o botão do fogão irá soltar-se facilmente.

Para evitar acidentes com a ponta do parafuso, pegue a rolha e corte ao meio com um estilete…

… e parafusae com a ajuda da chave Philips. Tome cuidado para não apertar demais, deixando a folga para a tampinha maior girar livremente. Faça o mesmo com as outras tampinhas.

Fizemos o fogo com o EVA vermelho e o queimador como EVA preto. Para isto, faça um círculo usando de molde a tampinha do pote de maionese.  Uma atenção especial no EVA vermelho quando desenhar os círculos, pois iremos recortar depois com uma distância de 1cm da linha. Veja na foto abaixo:

Utilize a tesoura vai-e-vem no EVA vermelho, cortando a uma distância de 1cm da marcação. No EVA preto recorte na marcação com a tesoura comum.

Com a caneta para retroprojetor, desenhe linhas para a borda do EVA vermelho para simular a chama.

Cole os dois círculos de EVA vermelhos na tampa da caixa usando a cola para EVA. Depois, cole o círculo preto de EVA em cima do círculo vermelho.

Já ficou com a aparência de um fogão, só falta alguns detalhes para finalizar.

Com a caneta de retroprojetor, faça a marca dos queimadores e os símbolos no fogão. É interessante escrever o nome “fogão” na frente para a criança já se acostumar com a palavra.

 

Dê a ele acessórios, como potes, tampas, grãos e até mesmo aqueles talheres de plástico que eles não utilizam mais. Lembro novamente que este fogão é para criança acima de 3 anos, pois já passou daquela fase de colocar na boca tudo o que vê pela frente. Não dê para a criança agora, pois a cola de EVA demora para secar. Entregamos o novo fogão para o nosso filho no dia seguinte para deixar secar bem.

Algo novo que aprendi com meu filho: você pode guardar todos os acessórios dentro do próprio fogão.

E então? Já experimentaram as receitas feitas pela seus filhos? Eu curti muito o feijão com chocolate (de mentirinha) que o meu guri fez. Quais os ingredientes exóticos que os seus colocaram quando estavam preparando?

 
 Share on Facebook Share on Twitter Share on Reddit Share on LinkedIn
1 Comment  comments 

Uma resposta

  1. Eu nunca esqueci a casinha de boneca que meu pai fez para mim, Isto tem um valor inestimável. Parabéns papai, Teus filhos estão crescendo vendo tu fazeres estas coisas, E isto vai deixá-los forte perante aos desafios da sociedade.
    Muito criativo. Lindo o site

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *


− 3 = 4

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

© Copie à vontade, mas cite a fonte, ok?
credit